Chegou o momento de escolher a cidade para o seu intercâmbio na Irlanda. Essa é uma das principais e primeiras decisões a tomar após decidir fazer intercâmbio na Irlanda. Diversas cidades estão recebendo estudantes para estudar inglês, porém cada uma delas possui um perfil diferente. É importante entender quais são os objetivos na Ilha com o intercâmbio, e aí sim, após decidir a cidade, começar a busca pela escola. Veja alguns pontos sobre as cidades para te ajudar nessa escolha:
☘️ OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Sim, o local que mais oferece oportunidades de emprego é Dublin. É a capital do país, maior quantidade de gente e consequentemente mais demanda de serviços (pubs, restaurantes, hotéis, mercados). Cork também é uma boa para quem espera ter mais opções. Os destinos do interior tem emprego? Tem, mas é proporcional ao tamanho da cidade.
☘️ CUSTO DE VIDA
O custo de vida em Dublin é um pouco maior por causa do aluguel se comparado a outras cidades do país, como Cork e Galway. Se quer economizar um pouco mais nesse quesito, tem cidades próximas a capital também como Dun Laoghaire, Bray e Drogheda. Outras cidades como Limerick e Waterford também estão no topo de opções no interior com aluguéis mais em conta. Por exemplo: Em Dublin um quarto compartilhado com duas ou três pessoas fica em torno de 400 euros por mês. Nas cidades do interior, esse valor você encontrará um quarto SINGLE (apenas para você). E se for compartilhado, que ainda não é tão comum nessas cidades menores, o preço será ainda mais baixo.
☘️ CIDADE GRANDE x INTERIOR
Se gosta de movimento, Dublin é o lugar (tem lugares tranquilos também mais distante do centro). Entretanto, Cork e Galway, mesmo sendo cidades do interior, também são ótimas opções para esse perfil. Se você gosta de um clima mais pacato, indicamos cidades menores como Limerick, Waterford, Dun Laoghaire ou Drogheda, por exemplo.
☘️ IMERSÃO NA CULTURA
Em cidades menores você consegue ter mais contato com nativos e a cultura irlandesa propriamente dita. É bom deixar claro que em todas essas cidades provavelmente você encontrará brasileiros. Todas os destinos que recebem intercambistas tem brasileiros. Entretanto, cidades menos populares, como Waterford, você pode ter um contato maior com moradores locais.
Nós escolhemos Dublin e não nos arrependemos da decisão. Apesar do aluguel ser um pouco mais alto, as facilidades e oportunidades compensam. Temos tudo muito perto: mercado, shopping, bancos, parques e aeroporto. Podemos ir a cidades vizinhas em poucos minutos através de trem ou ônibus. Se você quer morar e estudar em destinos não tão explorados e ter a possibilidade de também trabalhar em Dublin, Dun Laoghaire, Bray e Drogheda ficam a no máximo 50 minutos da capital. Mas não deixe de cogitar cidades como Limerick, Galway e Waterford. A Irlanda é riquíssima em cultura e temos certeza independente de sua escolha, o intercâmbio será inesquecível!